Categorias | Online

Tags | ,

Nasce primeiro time de futebol americano em MS

Postado dia 10 de agosto de 2009 por Kuca Moraes

Atletas em treinamento.

Atletas em treinamento.

Há dois meses, o  jornalista Renan Portes, teve a idéia de montar o primeiro time de Futebol Americano de Mato Grosso do Sul: o Campo Grande Gravediggers. Com alguns poucos treinos realizados, o time ainda encontra-se em formação.

Apesar do esforço para manter viva a paixão pelo esporte, ainda assim, é complicada a prática do mesmo. A dificuldade está principalmente na falta de locais adequados para os treinos e na compra e aquisição de equipamentos necessários. ‘As dificuldades são muitas: a começar por não termos um local fixo para treinar. Depois tem a falta de apoio gerando a impossibilidade de podermos comprar o equipamento que tem de ser importado e por fim, o mais difícil é a falta de informação, quando falamos de futebol americano as pessoas pensam que somos loucos sem saber que futebol americano é mais que só trombadas’, lamenta Renan.

O Futebol Americano é um dos esportes que dá mais renda nos Estados Unidos e seu campeonato nacional é um dos mais assistidos no mundo. Seus fãs são os mais fanáticos e no Brasil não poderia ser diferente. Aqui existe até uma associação nacional  a AFAB que organiza campeonatos anualmente com até 18 times em algumas federações estaduais. Além da modalidade na grama, também é praticado o esporte na praia, no estilo flag (bandeiras) e na versão para as mulheres.

‘O mais interessante é que a dinâmica do jogo se parece com táticas de guerra. Mas não como as batalhas de hoje com bombas e sim, como as lutas medievais, que tinham como aspecto de vitória ou derrota a qualidade de sua estratégia de ataque/defesa’, afirma o publicitário e apreciador do esporte, Kuca Moraes.

Desde o final da década de 90, os canais ESPN, com suas filiais no Brasil, começaram a transmitir os jogos para os brasileiros, trazendo assim uma nova mania. Para Lucas Marques, dono da comunidade NFL Brasil, a televisão ajuda na difusão do jogo. “A ESPN já transmite há vários anos o esporte aqui no Brasil, e cada vez mais ele está crescendo por causa dessas transmissões”, afirma Marques.

Autor: Pedro Martinez, acadêmico do 5º semestre de Jornalismo.

Matéria publicada Quarta-feira, 25 de junho de 2008 pelo Em Foco da UCDB.

Leave a Reply

Anuncie Aqui

Fotos no Flickr

Veja + fotos

Anuncie Aqui
Curta o Diggers no FacebookAdicione o Diggers no Orkutsiga o Gravediggers

.

Fãs no Facebook