Categorias | Posições

Defensive End (DE)

Postado dia 03 de maio de 2010 por Kuca Moraes

O Defensive End, ou simplesmente DE, é um atleta integrante da linha defensiva. Durante o scrimmage, posiciona-se nas pontas finais de sua linha, daí o nome. Antigamente, os Ends tinha exclusivamente a função de contenção, entrando em choque direto com a linha de ataque. Hoje, em muitas situações de jogo, estes atletas tem como prioridade invadir o campo atacante – ao redor ou através do pocket – para parar uma jogada ou derrubar o lançador.

Defensive End persegue o Quarterback

Foto: Chad J. McNeeley. Da galeria do Estado-maior Conjunto dos EUA.

Um bom DE precisa ter duas características combinadas: tamanho avantajado, para aguentar o tranco da linha ofensiva e fechar passagens abertas para os corredores;  e agilidade, para invadir o pocket e atropelar o Quarterback. São bastante rápidos para seu tamanho, apesar de serem os menores e mais velozes da linha defensiva.

Na maioria das vezes iniciam as jogadas a partir de uma base de 3 pontos – bem parecida com a que os velocistas aguardam a largada – de onde podem arrancar em velocidade para se chocar com a linha ofensiva ou para flanqueá-la. Porém, ao assumir uma função de contenção, também usam a base padrão – com os pés paralelos, como os Linebackers.

O principal trabalho do Defensive End é conter e impedir avanços pelo lado externo do scrimmage. Além disso, deve estar apto a desvencilhar-se de bloqueadores para alcançar a bola, bem como derrubar qualquer portador de bola até as laterais e defender passes na linha de scrimmage. Nas raras Blitz por Zona, também podem marcar rotas curtas de recebedores.

Leave a Reply

Anuncie Aqui

Fotos no Flickr

Veja + fotos

Anuncie Aqui
Curta o Diggers no FacebookAdicione o Diggers no Orkutsiga o Gravediggers

.

Fãs no Facebook